Semana passada vocês conferiram o começo da carreira dos Peas, as dificuldades, as decepções e a força de vontade que não deixou com que os caras desistissem. Hoje, você vai ler sobre todos os frutos que essa força de vontade trouxe a banda.
Desde seu inicio, em 98, o BEP contou com uma vocalista feminina, quando não era a Kim Hill, era a Macy Gray, Esthero entre outras. E eles precisavam de uma para cantar Shut Up, uma música do novo álbum, foi aí que Dante Santiago, que mesmo depois de ter saído do Atban Klann nunca deixou de andar com os Peas, falou que conhecia uma menina que tinha uma voz potente e que tinha acabado de sair de uma girl band. Os caras chamaram Stacy Ann Ferguson, e ela arrebentou. Os caras pediram para que ela gravasse outra música pro cd, depois outra… E decidiram chama-la para ser membro oficial da banda.
A pressão que a banda sofria nesse momento era a maior que eles já tinham vivenciado, a gravadora os intimou e disse “ou vocês fazem sucesso ou eu não lançarei outro cd de vocês”. A música Anxiety, foi escrita pelo Apl.de.ap em parceria com os caras do Papa Roach, que sofriam pressão parecida com a que os Peas estavam sofrendo, para quem não conhece, em Anxiety, eles cantam: “Estou com vontade de destruir alguém/ Virar e dar um soco em alguém/ Mas não vou perder o controle/ Não vou ceder a esse desejo/ Ansiedade invade a minha mente/ Aterrorizando minha alma como o Bin Laden/ Mas não vou cair nessa/ Não vou perder o controle.”
Para quem não entende a capa do Elephunk, aquele elefante no meio do álbum é Ganesha, um Deus indú, conhecido como o senhor dos obstáculos, as pessoas acreditam que ele retira todos os obstáculos da sua frente. Se foi Ganesha ou só a música, eu não sei, mas que o Elephunk é o maior divisor de águas da carreira do – a partir daquele cd – The Black eyed Peas, ele é. Where is the Love trouxe uma escala de sucesso que os Peas nunca tinham visto na vida, de repente eles tinham shows pelos Estados Unidos inteiro, pela europa inteira, pelo mundo inteiro. Na verdade, entre 2003 e 2004, os peas fizeram 600 apresentações para divulgar o elephunk, praticamente todo final de semana os peas faziam três apresentações diferentes por dia, de manhã radio; à tarde tv e a noite show.
E o Elephunk trouxe os Peas para o Brasil pela primeira vez em 2004, para um show em São Paulo e um no Rio de Janeiro. Pouca gente sabe do show do Rio de Janeiro, simplesmente porque no dia do show houve uma tempestade fortíssima, o mar ficou agitado, e acabou espantando a maioria das pessoas que veriam o show no Pier Mauá, e os peas acabaram se apresentando para 400 pessoas. Além dos shows, eles se apresentaram no programa Domingão do Faustão, cantando Where is the Love, Shut Up e dando uma entrevista, no mínimo, constrangedora para nós, fãs.
A partir desse momento, a carreira dos Peas decolou e em 2005 lançaram o Monkey Business, álbum que só confirmou mais ainda o sucesso dos Peas e os levou a lugares que eles nunca imaginariam conhecer. Voltaram para o Brasil em 2006 para 6 shows e tocaram no réveillon em Ipanema para mais de 1 milhão de pessoas, se você parar para pensar que isso foi apenas dois anos depois de terem feito um show para 400 pessoas, você consegue ter uma ideia da velocidade do crescimento do sucesso dos Peas. E o macaco na capa do álbum, na verdade, é outro deus Hindu, é Hanuman e segundo o will, eles escolheram colocá-lo na capa, pois ele é o Deus que afasta pessoas maléficas e mantem as que se amam unidas, e como BEP estava para entrar em uma era na qual cada membro cuidaria de seu projeto individual, ele achou plausível que tivesse algo mais forte representando a união da banda.
Com o lançamento do The Dutchess, os boatos de que a banda acabaria começaram e com o anuncio do 3º álbum do Will, Songs About Girls, eles ficaram mais fortes ainda. Fergie colocou 3 singles no topo do Billboard Hot 100, feito que o BEP não tinha alcançado até o momento, a mídia começou a enfatizar que não teria porque ela voltar a banda, já tinha os usado para conseguir se lançar na carreira solo, algo que tentava desde adolescente. Já o Songs About Girls, não esteve nem perto de alcançar o sucesso que o álbum da Fergie alcançou, o que fez com que a gravadora parasse de investir no álbum, depois do segundo single. O plano inicial era cada membro lançar um álbum solo, mas os álbuns do Taboo e do Apl foram adiados, pois outro álbum marcante para história dos Peas estava a caminho.
Enquanto gravava o filme,X-men Origins: Wolverine, na Austrália, will.i.am foi inspirado pela música das boates de lá, e essa inspiração rendeu o álbum de maior sucesso de toda a história dos Peas, e o que também representou a maior mudança musical pela qual eles já passaram. O retorno dos peas estava entre os assuntos mais esperados de 2009, e em abril, com o lançamento de Boom Boom Pow nas rádios, vimos um BEP diferente, eletrônico, pop , com uma Fergie morena e o Taboo e o will com cabelos mais curtos. Boom Boom Pow, chegou ao top 20 da billboard hot 100, somente com as execuções nas rádios e quando foi lançada no itunes, ela foi direto para primeiro lugar, ficando lá por 12 semanas, só sendo substituída pelo segundo singles to The E.N.D e maior sucesso da banda, I Gotta Feeling, que ficou por lá durante 14 semanas. Em outras palavras, BEP foi topo da maior parada americana por 6 meses consecutivos, algo que nenhum outro artista fez. Além disso, foram convidados para tocar no intervalo do Super Bowl, que no ano passado, atingiu a maior audiência da historia dos E.U.A.
O impacto do The E.N.D. na indústria musical pode ser percebido até hoje. Antes do álbum, conseguíamos até encontrar um vestígio de música eletrônica aqui e outro ali, mas depois do seu lançamento, quase todo artista pop que atingiu os topos das paradas musicais do mundo, conseguiu tal feito produzindo música eletrônica, podemos tomar como exemplo Usher, Rihanna, Britney Spears, Jennifer Lopez e muitos outros.
E o The E.N.D. trouxe também a maior turnê mundial, já realizada pelo BEP. Pela primeira vez com dançarinos em um palco mega futurístico e tecnológico, eles colocaram a super elogiada, The End World Tour, para rodar o mundo, incluindo 9 shows aqui no Brasil, algo que nenhum artista pop recente teve coragem de fazer, passaram por quase todas as regiões do país, tocaram para mais de 200 mil pessoas e gravaram um documentário + dvd por aqui, que não foi lançado devido ao lançamento do próximo álbum da banda, que pelo menos pra mim, já era sinal que eu teria uma noticia que eu não gostaria de ouvir em pouco tempo.
Em 30 de novembro de 2010, foi lançado o The Beginning, sexto álbum de estúdio da banda e que seguia a mesma linha do The E.N.D. E mesmo com as baixas vendas do álbum, você não consegue encontrar sequer uma pessoa que tenha coragem de dizer que o The Black Eyed Peas não é a maior banda pop da atualidade.
Mas, cancelar um dvd 3d, dirigido por James Cameron, para lançar um álbum novo feito as pressas, não pode significar algo muito bom e alguns meses depois do lançamento do álbum, foi anunciado que a banda faria uma outra pausa, para não só cuidar de projetos solos, mas também, para que eles pudessem cuidar um pouco da vida pessoal, pois desde 2003 eles tem trabalhado sem parar.
>A principio a idéia da pausa não me agrada, mas tenho que pensar nos meus ídolos como pessoas. Vocês se lembram de que o Taboo ficou muito tempo afastado de seu primeiro filho, pois ele tinha que viajar com a banda? Pois bem, Taboo agora tem mais dois filhos e uma esposa em casa, depois de tantos anos nos trazendo alegria, ele merece um tempo para curtir os filhos e a família, sem se preocupar em pegar um voo em 48h. E o que dizer da Fergie? Com seus 37 anos, se ela planeja ter um filho, ela tem que o fazer logo ou ela poderá enfrentar problemas relativos à idade. O Apl, sempre deixou claro, por palavras e ações, que ajudar os Filipinos é importante para ele, se vocês prestarem atenção, ele já está envolvido em novos projetos filantrópicos por lá, pouco tempo depois de a pausa ser anunciada. E o Will… Bem, como vocês podem ver, o Will não para, já está com seu novo cd prestes a sair do forno, vai participar do The Voice UK e tenho certeza que não parará com seus projetos solo, até o próximo lançamento do BEP.
Essa não é a primeira pausa da banda, entre o lançamento do Monkey Business e o do The End, houve um intervalo de 4 anos, mas o que me chama atenção, é todo o destaque que estão dando para esse intervalo, o show realizado no mês passado é um exemplo disso, sem contar as entrevistas e os relatos de que estão cansados por todo esse tempo de estrada. Eles juram que a banda não acabou e eu acredito neles, mas creio que estamos prestes a presenciar o maior intervalo que a banda já fez e pelo menos uma baixa, já temos confirmada.
Hoje, não há lugar no mundo que você vá que não as pessoas não saibam que é o The Black Eyed Peas, quebraram vários recordes, tocaram em vários países diferentes e alcançaram o sonho, que aqueles dois meninos pobres tinham quando criança, espalharam sua mensagem para todo o mundo pela música, e o melhor, cada membro que entrou na banda, entrou por amizade, não houve audições para escolher quem entraria no BEP depois que o Atban Klann acabou, muito menos para escolher quem substituiria a Kim Hill. E isso é o que me faz acreditar que eles nunca deixarão de fazer música juntos, eles nunca vão se separar, é impossível.
Para nós, fãs, que temos dedicado boa parte do nosso tempo para acompanhar a carreira da banda, resta curtir o cd do will que será lançado ano que vem, o cd do apl e do Taboo, também, sem previsão de lançamento, mas que eles estão produzindo há um certo tempo, desejar muitas felicidades a Fergie, que finalmente vai conseguir aproveitar o casamento. E quem sabe até descansar um pouco também, por que, durante todos esses anos que os Peas trabalharam sem descansar, nós estávamos aqui, acompanhando e comentando tudo de perto.
Espero não ler notícias de nenhuma outra baixa no staff que acompanha o BEP, mas se eu encontrar, vocês podem ter certeza que ela será postada aqui PortalBEP, assim como toda e todas as ótimas noticias que vão surgir sobre eles, pois nós da equipe estaremos aqui, para compartilha-las com vocês.
Nenhum comentário:
Postar um comentário